Outono: a estação da alma ...

Estamos numa fase do ano em que o nosso corpo está particularmente receptivo à reciclagem e eliminação de toxinas. É um período onde a dominância da energia Yin nos convida à introspeção… e a reciclar sentimentos antigos, apegos e emoções que já não nos servem.

Na tradição Ayurveda o Outono está associado à energia (dosha) vata, cujas qualidades são, frio, secura, aspereza, inconstância e movimento. Esta energia relacionada com as funções de eliminação e ao sistema nervoso, influenciando assim o nosso estado mental.

Na tradição taoista esta estação corresponde à fase ou elemento metal, que rege as energias dos pulmões e intestino grosso - os órgãos responsáveis por extrair a essência do ar e dos alimentos e eliminar o que já não tem valor.

Do mesmo modo que na natureza as arvores começam a libertar as folhas (preparando o repouso invernal), é a altura propícia para também nós nos libertamos do que andámos a carregar durante o ano e que já não nos serve (ideias, objetivos, atitudes, memórias, pessoas, coisas, etc.). No Outono também colhemos e armazenamos o que cresceu durante a primavera e verão. Assim, é importante reconhecer, colher e conservar o que nos nutre e fortalece, não apenas eliminar o que já não nos serve. A virtude está em equilibrar estes dois aspectos.


Práticas de Kundalini Yoga para o Outono:
Um Outono inspirado :) 

Comentários

Mensagens populares