Kundalini Yoga para o sistema linfático


"Um corpo saudável é o alicerce de uma vida feliz."

O nosso corpo é o templo do espírito e como tal necessita de cuidado e manutenção para podermos desfrutar de uma vida plena e feliz, expressando o nosso potencial e partilhando a nossa luz com os que nos rodeiam.

Na tradição do Kundalini Yoga segundo Yogi Bhajan, existem muitos exercícios e Kriyas para estimular o sistema linfático e este mês vamos dedicar a nossa prática a este sistema tão importante para a nossa saúde e por vezes tão ignorado.

O sistema linfático faz parte do sistema circulatório e tem um papel chave na nossa imunidade e saúde. Tem três funções principais: (1) a função de drenar excesso de fluido e toxinas do sangue e tecidos do nosso corpo, (2) regula a resposta imunitária do nosso organismo, (3) bem como a absorção de gorduras e nutrientes lipossolúveis.

A rede de vasos linfáticos espalha-se ao longo dos nervos, veias, artérias e órgãos do nosso corpo, sendo duas vezes maior que o sistema de artérias. Temos cerca de 600 nódulos linfáticos que funcionam como estações de filtragem da linfa antes de reentrar no sistema sanguíneo. Aqui os linfócitos (glóbulos brancos) que circulam na linfa destroem toxinas e organismos patogénicos. A maioria dos nódulos linfáticos está localizado no pescoço, peito, abdómen, axilas, cotovelos, virilhas e joelhos.
 Resultado de imagem para kundalini yoga and healthy lifestyle
Ao contrario do sangue, que é bombeado através do coração, a circulação da linfa no nosso corpo é feita apenas através da acção muscular quando movemos o nosso corpo e faz-se de forma ascendente em direcção ao pescoço.

Um sistema linfático debilitado leva à acumulação de fluidos (retenção de líquidos em certas partes do corpo em particular nas extremidades), bem como de resíduos e toxinas no corpo e por vezes surgem doenças inflamatórias relacionadas. O mau funcionamento deste sistema pode também levar à acumulação de celulite e gordura no organismo. As causas mais frequentes de ineficiência deste sistema são uma vida sedentária, stress crónico e respiração restrita e superficial.

Algumas sugestões para manter o sistema linfático saudável:
  • Manter o corpo bem hidratado é essencial para que os fluidos corporais circulem.
  • Dieta com base em produtos naturais e minimizando o consumo de alimentos processados e produzidos com o auxilio de produtos químicos.
  • O movimento actua como uma massagem para o sistema linfático, ajudando o fluxo da linfa ao longo dos vasos linfáticos, assim a actividade física como o caminhar, andar de bicicleta, exercício físico, yoga, dança, etc. são importantes. Exercícios como saltar à corda ou num trampolim são especialmente eficazes em auxiliar o movimento ascendente da linfa.
  • A respiração profunda envolvendo o diafragma promove o movimento da linfa e a oxigenação e eliminação de toxinas.
  • A massagem corporal e/ou estimular a pele passando um escova ou esponja por todo o corpo para estimular o movimento linfático e a eliminação de toxinas.
Aqui ficam dois dos Kriyas que iremos praticar este mês:

Bibliografia:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/303087.php 
https://biologydictionary.net/lymphatic-system/
https://thetruthaboutcancer.com/healthy-lymphatic-system/

Comentários

Mensagens populares