Fígado: a energia de criatividade & flexibilidade

As qualidades da energia dominante durante a Primavera, segundo a teoria dos Cinco Elementos ou Fases expressam-se no nosso corpo através dos órgãos do fígado e vesícula biliar. 
Estes órgãos regem todas as qualidades associadas e esta energia na nossa vida, quer a nível fisiológico, quer mental, emocional e espiritual, e estas são: crescimento, flexibilidade, criatividade, busca do novo e inspiração, busca do sentido da vida e da auto-afirmação, direcção e propósito de vida, planeamento, organização e decisão.
A nível fisiológico o fígado purifica o sangue e processa as toxinas, tem um papel crucial na digestão das gorduras através da bílis, sintetiza e armazena nutrientes, bem como regula os níveis de gordura e açucares no sangue, convertendo-os em moléculas armazenáveis quando necessário. O fígado processa os medicamentos que tomamos, bem como álcool, tabaco, café e os tóxicos presentes nos alimentos.

Quando o fígado está sobrecarregado, isto afecta a digestão e podem surgir problemas de pressão arterial e de regulação dos açúcares no sangue, prisão de ventre, entre outros. O aparecimento de alergias, debilidades imunitárias e auto-imunes está também relacionado com a incapacidade do fígado realizar as suas funções. A nível emocional esta sobrecarga manifesta-se em frustração, ira, dificuldade em planear e tomar decisões. 

Uma das mais interessantes características do fígado é a sua incrível capacidade de se regenerar, sendo ele capaz de retornar ao tamanho normal mesmo após ter mais de 50% do seu volume retirado cirurgicamente.
A vesícula biliar armazena a bílis produzida pelo fígado até esta ser necessária para a digestão. Quando o fígado está sobrecarregado e não consegue remover completamente as toxinas estas são “descarregadas” na bílis, que por sua vez é encaminhada para o intestino… surgindo assim problemas ao nível deste órgão. 

A energia dominante na Primavera está magnifica e eloquentemente expressa na natureza nas árvores. Tal como nós, cada uma tem a sua forma e identidade única, que se torna mais distinta com o passar dos anos. Cada anel regista a sua história e é uma mostra de estabilidade e firmeza. As suas raízes atravessam o solo e os ramos acariciam o ar, unindo Terra e Céu numa manifestação de perfeição e graça …

Como nutrir o Fígado e a energia da Primavera:
  • Manter o corpo flexível e fisicamente activo; actividades como yoga, taichi, artes marciais e a dança, são particularmente benéficas ; posturas de flexão lateral do tronco, bem como as torções estimulam o fígado.
  • Dedicar tempo a actividades criativas; sentir a nossa necessidade pessoal de expressão criativa e dar-lhe “voz” através da música, arte, corpo, mente, etc.… alimenta a energia do fígado que necessita de movimento e expressão.
  • Equilibrar esta força criadora com descanso e relaxamento; criar espaço para simplesmente estar e ser…
  • Incluir algum planeamento na nossa vida; ter claridade sobre os nossos objectivos e propósito pessoais e dar-lhes prioridade nas escolhas e opções de vida que fazemos, ajudam a fortalecer o fígado.
  • Em termos de alimentos, os que mais apoiam o fígado são as hortaliças verdes, saladas e germinados; evitar as gorduras saturadas, alimentos processados e o excesso de sal, bem como o excesso de café e sal.
Sugestão para limpeza do fígado:
Durante a Primavera ou quando o fígado está congestionado (alguns sinais podem ser alergias, prisão de ventre, agitação/inquietude, nervosismo, ira, indecisão), mas não mais que uma ou duas vezes por ano, fazer a seguinte dieta durante 3 a 6 dias (segundo Gail Reichstein no seu livro “Wood becomes Water- Chinese Medicine in Everyday Life”, pg. 43):
  • Ao levantar tomar sumo de meio limão (ou 1 colher de sopa de vinagre de cidra) com 2 colheres de sopa de azeite. **
  • Durante o dia fazer uma dieta de alimentos ligeiros, essencialmente hortaliças, verduras, saladas e fruta ou ingerir apenas kitchari (prato tradicional indiano muito nutritivo e de fácil digestão) [Receita]
Kundalini Yoga para o Figado
Na tradição do Kundalini Yoga ensinado por Yogi Bhajan existem vários Kriyas para o fígado. Aqui ficam algumas sugestões:

* Segundo esta teoria à Primavera corresponde a fase ou elemento Madeira.
** Se a quantidade de azeite tornar a bebida dificil de ingerir reduzir a metade e/ou adicionar um pouco de mel ou melaço de cana.

Referências bibliográficas:
How does the liver work?, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0072577/
Manual de Kundalini Yoga, Satya Singh, Editora Pergaminho, 1990.
Recipes for Self-Healing, Daverick Leggett, Meridian Press, 2005.
Wood Becomes Water, Chinese medicine in Everyday Life, Gail Reichstein, Kodasha International, London, 1998.


Comentários

Mensagens populares