As três Mentes


“A mente existe como servente da alma, o Atman.” Yogi Bhajan 



Este mês dedicamos a prática de Kundalini Yoga aos três aspectos da mente. De acordo com os ensinamentos de Yogi Bhajan, a mente tem três aspectos funcionais (as “três mentes”). Cada pensamento é filtrado através de um destes aspectos da mente, a mente protectora, a mente expansiva ou a mente neutral. 

Cada um de nós tem estes aspectos desenvolvidos de forma diferente, podendo um dos aspectos ser mais forte e outro menos desenvolvido. Ocasionalmente os tês aspectos podem estar bem desenvolvidos e equilibrados, esta é a mente flexível e criativa, capaz de reflectir a unicidade da alma. 

A mente protectora ou reativa é o aspecto da nossa mente que se ocupa com a sobrevivência e nos alerta para possíveis perigos; é sensível à dor e protege-nos do que nos possa causar dano, quer físico, quer emocional; este aspecto da mente procura conexão, sentido de pertença e segurança. Quando pouco desenvolvido podemos tender a entrar em relações inapropriadas pois somos demasiado influenciados pelo meio em que vivemos e não valorizamos o suficiente o nosso discernimento. Podemos desenvolver esta mente através de um sistema de valores (por exemplo os Yamas e Nyamas da tradição do Yoga) e de relações baseadas na integridade e verdade. 

A mente expansiva é o aspecto da mente que busca o desfrute, a satisfação, novas possibilidades e experiencias; é construtiva, corre riscos, é activa; dá-nos o positivo em cada situação; dá-nos força de vontade, entusiasmo e optimismo. Quando pouco desenvolvida, a mente protectora pode tornar-se dominante e paralisar-nos, pode surgir a depressão ou ira, ou temos dificuldade em afirmar o nosso poder pessoal. Para equilibrar este aspecto podemos fortalecer o centro umbilical, praticar yoga, escolher actividades que aumentam a nossa autoestima, usar afirmações positivas. 

A mente neutral ou meditativa, é o aspecto da mente que avalia e decide sem apego e considerando o nosso propósito mais elevado (o propósito da alma); observa e avalia tanto a mente protectora como a mente expansiva e guia-nos reflectindo a singularidade da nossa alma; dá-nos a perspectiva da intuição, que nos permite ver para além das polaridades da vida terrena, dando-nos uma perspectiva mais vasta (“cósmica”). Se este especto da mente está pouco desenvolvido podemos ter dificuldade em tomar decisões, ou podemos ter dificuldade em integrar as experiencias da vida e encontrar-lhes significado. Podemos fortalecer a mente neutral através da meditação. 



Bibliografia:

Yogi Bhajan, The Aquarian Teacher: KRI International Kundalini Yoga Teacher Level I, 2003, Kundalini Yoga Research Institute.

Guru Dharam Singh & Darryl O’Keeffe, Kundalini the Essence of Yoga, 2002, Gaia Books.


Comentários

Mensagens populares