“Primeiro estranha-se, depois entranha-se”…

 “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”

Tendo praticado yoga durante algum tempo como forma de alívio para as minhas dores de costas recorrentes, decidi que gostaria de saber mais sobre a filosofia do yoga. A busca de uma escola levou-me ao encontro do Kundalini Yoga e nunca esquecerei a primeira aula …

A permanência em posturas simples despertava sensações energéticas completamente novas, “linhas” circulavam pelo meu corpo, em outras alturas uma espécie de formigueiro surgia, movia-se, expandia e logo desaparecia. Na sala havia uma sensação poderosa de energia. A experiencia deixou-me a sentir como se tivesse passado por uma máquina de lavar com um programa de “lavagem energética”. Sentia-me exausta e ao mesmo tempo energizada e entusiasmada.

Não tinha palavras para expressar o que tinha experienciado, algo novo para mim que desconhecia a riqueza da “paisagem energética” humana. Interiormente sabia que tinha encontrado uma conexão com a “magia”, há muito perdida no processo de me tornar adulta e uma prática que senti mantinha uma genuinidade original. Assim começou a minha exploração do Kundalini Yoga … que posso resumir com o slogan atribuído a Fernando Pessoa, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”

Ensinar o Kundalini Yoga permite-me explorar não só a filosofia do Yoga, mas também reconhecer o efeito transformativo na minha vida e na dos praticantes que com mais ou menos regularidade frequentam as aulas.

A prática baseia-se em kriyas, sequências de posturas com um efeito energético especifico que têm como objectivo harmonizar a nossa consciência individual com a Consciência Universal. Existem centenas de kriyas diferentes que tem um efeito não só a nível muscular, com fisiológico, como glandular e a nível do sistema nervoso. É uma prática muito rica que nos conecta com a magia inerente à Vida e com o sagrado que habita cada ser vivente, cada respiração, cada célula e toda a existência.

Nesta exploração do Kundalini Yoga dedicamos as próximas semanas à Kundalini. A misteriosa energia adormecida na base das nossas colunas e que quando acordada e manifesta nos permite abraçar a vida com uma nova criatividade … Vamos praticar os primeiros kriyas ensinados pelo Yogui Bhajan, no final dos anos 60 e início dos anos 70, quando veio para o ocidente.

Para quem sentir curiosidade em saber um pouco mais sobre o que nos diz a filosofia yóguica à cerca da Kundalini aqui fica um pequeno texto.

Podem ainda encontrar alguns dos kriyas que estamos a praticar através deste link.

Que na nossa prática e dia-a-dia sejamos guiad@s pela LUZ, pela PAZ & pelo AMOR.

Sat Nam!

Comentários

Mensagens populares