Kundalini Yoga para o Inverno


As mudanças de estação recordam-nos que a vida é feita de ciclos e cada ciclo requer uma atenção especial. “Aclimatar” o conteúdo do nosso roupeiro à mudança de estação é essencial, mas também o é considerar as mudanças interiores necessárias para estarmos em harmonia.

Como diz o sábio milenar Lao Tzu, “Aqueles que fluem como a vida flui, sabem que não necessitam nenhuma outra força.” 
 
O Inverno é um período especialmente propício ao nosso crescimento, pois somos convidad@s ao recolhimento e a nutrir os aspectos mais internos e essenciais de nós mesmos. Do mesmo modo que a natureza, também o nosso corpo abranda, é tempo de afrouxar o ritmo, reflectir e sentir. E desta introspecção surgem as intenções, decisões e novas forças para o resto do ano.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) esta estação do ano está associada ao elemento Água e aos orgãos dos Rins e Bexiga. [Sobre os aspectos energéticos do Inverno relacionados com a MTC, ler Reflexões de Inverno]

Manter o equilíbrio e saúde durante esta época do ano pode ser desafiante, mas o Kundalini Yoga tem dezenas de Kriyas especiais nos ajudar a manter saudáveis durante esta época do ano.

Durante este Inverno incluimos na nossa prática kriyas para tonificar os Rins, fortalecer o sistema imunitário e para activar a nossa “energia solar”. Aqui ficam alguns exemplos (os kriyas estão em inglês):
Que neste Inverno nutramos o mais essencial de nós mesm@s :)





Sat Nam.

Comentários

Mensagens populares