No Verão, desperta a luz da alma ...


É a nossa Luz, não nossa sombra, que mais nos assusta. (...)
Fomos criados para brilhar, como as crianças brilham.
Nascemos para manifestar a glória do Divino que vive dentro de nós. Não apenas em alguns de nós; mas em todos.
À medida que deixamos brilhar a nossa Luz, inconscientemente damos permissão para que outros façam o mesmo."


Marianne Williamson , A Return To Love, 1992
 

O Fogo representa a luz da nossa Alma - o Espirito manifesto no nosso ser físico, cujo propósito é iluminar a nossa consciência e assim fazer brilhar a nossa luz.
A prática de Kundalini Yoga e Meditação oferece-nos técnicas únicas para despertar e transmutar a nossa energia Fogo em Luz da nossa Alma, trazendo também luz e claridade à nossa mente, para assim experimentarmos a nossa verdadeira humanidade.

☙ 

O Fogo simboliza a vida, o conhecimento intuitivo, a iluminação, a paixão, o espírito. Tanto no Ocidente como no Oriente, o Fogo é um símbolo de transformação e purificação.

No Ciclo dos Cinco Elementos ou Movimentos, uma das bases da Medicina Tradicional Chinesa, o Fogo representa o auge de desenvolvimento, a maturação e a manifestação do potencial pleno, o auge de actividade e/ou energia de um sistema. Corresponde por isso à energia do Verão, o pico de energia solar, calor e da miríade de manifestações na natureza, e a nível do corpo-mente ao Coração.

O Coração é a sede ou residência da Consciência ou espírito, referido em chinês como Shen – o local de onde irradiamos a nossa essência e presença no mundo. A radiância do Coração é como uma chama que irradiando a sua luz se manifesta exteriormente nos olhos, da complexão, vivacidade e entusiasmo. Por isso o Coração está relacionado com a nossa relação com o divino. É através do Coração que conectamos com o "grande mistério da vida" e com o espírito de todos os seres que nos acompanham nesta jornada terrena. Assim experimentamos humildade, compaixão, maravilhamento, reverência e devoção.

Nutrimos o Coração através das relações. A relação connosco mesmos, a relação com os outros e o mundo. A nível mais profundo o Coração é nutrido pelo relacionamento com o divino, “aquilo que é maior que nós”. Esta relação pode ser desenvolvida das mais diversas maneiras. A oração e/ou rituais diários que reconhecem e reverenciam o mistério da vida, é uma das formas. Qualquer modo que encontremos de celebrar e honrar a vida nas suas diversas manifestações é um modo de nutrir o Coração, como por exemplo a música, a poesia, o canto, entre outras. A meditação é no entanto o modo mais profundo de nos abrirmos e nutrir a nossa conexão com o divino.

A prática de Kundalini Yoga e Meditação oferece-nos técnicas únicas para despertar e transmutar a nossa energia Fogo em Luz da nossa Alma, trazendo também luz e claridade à nossa mente, para assim  experimentarmos a nossa verdadeira humanidade.

Em Kundalini Yoga activamos a nossa energia Fogo ao nível do umbigo (centro do umbigo & 3º chakra) para que esta energia possa despertar o Coração, através do qual se expressa como compaixão, devoção e paixão pela vida.

Alguns dos Kriyas que iremos praticar este Verão:
Sat Nam🙏. Feliz Verão 2019 :)

Cristina Gondar
Circulo Do Ser
www.circulodoser.com

Agradeço às seguintes fontes de inspiração:
Reichestein, G (1998) Wood becomes Water. Chinese Medicine in Everyday Life. Kodansha International, New York.
Leggett, D (2005) Recipes for Self-Healing. Meridian Press, London.
Guru Rattana Blog - Kundalini Yoga to Awaken the Light of Our Soul


    PRÁTICA SEMANAL de Kundalini Yoga

Terça & Quinta, 12h30 & 18h00
Centro de Yoga Gayatri, Rua Anchieta 5-4ºDto, Lisboa-Chiado
Para informações & inscrições contacta Cristina Gondar (Hari Om Kaur): circulodoser@gmail.com,  00351-926511271





Comentários

Mensagens populares